Meninos de verdade

Resumo do livro de William Pollack

Os meninos estão confusos, em crise. Superficialmente parecem durões, confiantes, alegres, mas interiormente estão tristes, sozinhos e confusos.

Utilizam uma máscara de machismo e força. Quando na verdade estão desesperadamente sozinhos e amedrontados.

Pais querem que eles sejam durões enquanto que a sociedade quer que sejam sensíveis.

O único sentimento que podem demonstrar abertamente é a raiva. Através dela exprimem sua vulnerabilidade e impotência.

Escondem-se atrás do “estou bem”.

Desejam a ligação, mais ao mesmo tempo temem a rejeição.

O código de meninos dita que é inaceitável que eles demonstrem sentimentos como medo, incerteza, solidão e necessidades de apoio.

Como abordar:

“O que está acontecendo, vc pode me contar?”

“Notei que as coisas parecem um tanto diferentes para vc ultimamente – agora estou vendo que algo está errado. Vamos conversar sobre isso!”

Acessa-los através dos sonhos.

Olhe nos olhos, abrace-o e pergunte algo como “vc está cansado?”

Manual para pais:

1o passo: observar os sintomas: nota baixa, droga, violência..

2o passo: aprender ema nova forma de falar com eles, menos evasiva.

3o passo: aprender a aceitar o tempo emocional próprio do menino.

4o passo: ligação por meio da ação. Ao invés de questiona-los, simplesmente nos juntar a eles apenas fazendo alguma coisa juntos (jogo, esporte…)

–          Contar personagens de guerra, na qual o personagem sente medo, vergonha, desapontamento.

–          Seja presente. Pelo menos uma vez por dia dedique atenção a seu filho sem fazer outra atividade, mostrando que quer conhecer seu mundo. Quanto mais atividades em conjunto, melhor nos estudos e menor a delinqüência.

–          O pai deve apoiar e não criticar a necessidade do filho de querer atenção da mãe.

–          Ame o que ele é, e não fale como gostaria que ele fosse.

–          Ao invés do pai falar: “Não fale com a sua mãe’’, trate-a com delicadeza e atenção.

–          Ao invés de ser autoritário dizendo por exemplo: “Pare de assistir TV !”  Desligue-a e vá ler um livro enquanto que ele faz sua tarefa escolar.

–          Encoraje-o a expressar uma ampla gama de emoções. Ex: “vc está triste?”; “sinto muito que esteja doendo tanto…”  ® Demonstrar empatia.    Perguntar o que gosta, o que acha difícil. Demonstre emoções. Deixe-o saber que mesmo sendo um adulto, vc às vezes se sente sozinho, vulnerável, amedrontado, que vc chora, anseia por abraços e às vezes procura abrigo, que os “homens de verdade” como vc, podem e de fato têm todo tipo de emoções.

–          Quando um menino exterioriza sentimentos de vulnerabilidade evite fazer pouco caso ou fazer brincadeiras ao invés disso pergunte como ele encara tal situação, e diga que sente muito…

–          Evitar humilhações como “vc é um tonto” ou “burro”… “como vc pôde fazer tal coisa?”  Isso só faz com se endureçam mais. Ao invés disso pergunte o que está acontecendo e como vc pode ajudar.

–          Dizer quantas vezes for preciso que vc gosta dele e, que se orgulha dele…

–          Quanto mais ele se sentir livre para expressar sua vulnerabilidade mais forte se sentirá.

Os bbs do sexo masculino, depois do nascimento e por muitos meses são mais expressivos que as meninas. Com 5, 6 anos tornam-se cada vez menos capazes de exprimir dor, tristeza…

2 causas:

–          vergonha de seus sentimentos.

–          ênfase que a sociedade dá para a separação emocional destes com sua mãe, aos 6 anos e na adolescência. Sendo que eles se separam naturalmente.

Quando nasce um irmão falar ao mais velho várias vezes que o ama e que ele é muito especial…

A testosterona não está ligada só à agressividade ela pode em altos níveis aumentar a atenção,concentração, energia ou violência.

“Era bom no basquete mas devido a uma séria contusão no joelho teve que reinventar-se a si mesmo.”

Todos os meninos entre 3 e 5anos, sofreram a dor da pseudo-independência.

As mães não aceitam que seus filhos demonstrem tristeza, ignorando-os ou fazendo caretas para que sorriem.

Os meninos estão ansiosos para serem ouvidos.

A máscara gera um vazio emocional.

Vangloriam-se muito para mascarar sua total falta de confiança.

Possuem um desejo intenso de uma ligação, estão cheios de amor e de empatia e querem estar “amarrados” a pessoas mais próximas.

“O vomitar (somatizar) era o 2o estágio de uma resposta a uma separação insuportável, quando o choro já não adianta mais”.

Meninos demonstram seu amor através da ação, de gestos.

“O que é ser homem?”  – Ser bem sucedido nos esportes, no trabalho, ser capaz de manter um relacionamento sólido e afetuoso, autêntico, ser capaz de agir heroicamente.

Relacionamentos mais íntimos com os pais = adultos menos estressados.

Escola:

–          Meninos repetem o ano 50% a mais que as meninas.

–          Professor pode ajudar fazendo um boletim com os progressos acadêmicos e outro com a sua conduta na sala de aula, na vida social e suas adaptações. Ter um mentor para cada criança com dificuldade, principalmente nas primeiras semanas. Um adulto que o ajudará a se socializar, para conversar…

–          Sentam atrás porque só babaca sente na frente. Evitam parecer intelectuais.

–          Meninos são melhores em matemática e ciências.

–          Meninos estão com dificuldade em ler e escrever. Dificuldade na compreensão da leitura, rapidez na percepção ou na memorização. Quanto mais entram na adolescência, mais mascaram sua auto estima relacionada ao desempenho escolar ruim. Recorrem à bravata para encobrir a humilhação.

Regras do Código de Meninos:

–          Ser sólido como uma rocha, jamais demonstrar fraqueza.

–          Ser macho, audacioso, violento, super homens.

–          Usar uma máscara de frieza, busca pelo poder.

–          Não agir como mariquinhas.

–          Tornar-se masculino significa evitar o feminino.

Síndrome do silêncio programado: Quando algo de ruim acontece, eles se fecham. Respeitar o seu isolamento, para que purguem sua própria dor. Apenas demonstrar empatia: ”Sinto muito pelo que aconteceu”.

Depois, quando eles se mostrarem mais receptivos, tentar uma aproximação e propor uma atividade (ação) juntos (sair de carro, caminhar, ir tomar um sorvete…).   No momento dele não no seu!

“Se um homem for indiscutivelmente o queridinho da mamãe, mantém por toda a vida o sentimento de triunfo; a confiança em seu sucesso geralmente produz um sucesso real.” Freud

Quando os pais estão ativamente presentes nos 1os meses e na 1a infância, estes torna-se menos competitivos e mais capacitados a exprimir sentimentos de vulnerabilidade e tristeza.

Pais que perdem a calma facilmente: filhos com dificuldades em quase todas as áreas.

Pais com brincadeiras kamikazes: testam os limites da criança, dão a noção de perigo.

Arrumando o ninho: quando uma criança nasce o pai percebe como a mãe faz tão bem seu papel, que vai procurar mais uma atividade profissional para que também seja bom em algo e traga mais dinheiro para reformas da casa.

Homens que cuidam de seus filhos sozinhos,cuidam melhor que as mães solteiras: a mãe leva para o lado pessoal (“estou triste com o que vc fez”…)  enquanto que os homens são mais objetivos (“agindo assim parece que vc não gosta do seu irmão” ou simplesmente falam “Não faça!”)  Ensinam mais valores morais, como lidar com perdas e emoções. São mais flexíveis, calmos e empáticos.

Homossexualidade: Autor acredita que as causas são principalmente biológicas. Estudo com gêmeos idênticos. Quando um é homo. o outro também é. 100%. Mesmo sendo criados separados.  Gêmeos dizigóticos:11%.

Ausência ou presença da testosterona em épocas críticas (antes ou após o nascimento ou ainda na 1a infância), podem ter papel preponderante na determinação não apenas no modo como as cças brincam como sua tendência sexual.

Durante a infância, meninos cuja tendência é homossexual procuram evitar brincadeiras brutas (que são induzidas pela testosterona), enquanto que algumas mulheres homossex. Divertem-se mais em brincadeiras rudes.

Portanto hormônios e outros fatores biológicos similares têm, papel importante na definição da tendência sexual.

O volume de certos núcleos do hipotálamo (que controla a produçãodos hormônios e as emoções) é maior nos homens heterossex. Que nos homossex. Ou nas mulheres heterossex.

Biólogos evolucionistas: acreditam que essa mutação houve para que o ser humano evolua, pois homossex. São mais altruístas.


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