O que é Déficit Cognitivo?

Déficits Cognitivos são alterações na maneira como o indivíduo processa uma informação. Está relacionado a inteligência. Envolve principalmente funções mentais como a memória, linguagem, raciocínio lógico e abstrato, atenção, percepção, capacidades executivas e capacidade visuo espacial.

De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos.

Os instrumentos neuropsicológicos utilizados na avaliação consistem basicamente em bateria de testes que avaliam um conjunto de habilidades e competências cognitivas.

A investigação neuropsicológica se baseia em dados de anamnese, questionários e, principalmente, enfatiza dados obtidos na testagem. Ela visa clarificar e diagnosticar uma perturbação ou doença cerebral.

Os testes possuem o propósito inicial de detectar a localização das lesões cerebrais.

A Avaliação Neuropsicológica é atualmente um meio de se entender os efeitos dos comprometimentos cerebrais na cognição e nas atividades de vida diária – AVDs.

Funções Mentais avaliadas: Memória (curto-prazo e longo-prazo); Atenção, Concentração e distratibilidade; Capacidade de aprendizagem e resolução de problemas; Funções de raciocínio lógico e abstrato; Linguagem (capacidade de expressão e compreensão); Organização e coordenação visuo-espacial; Capacidades de planejamento, síntese e organização. Cálculo Orientação temporal e espacial.

Alguns exemplos de situações para a aplicação de testes  neuropsicológicos padronizados:

Doença de Alzheimer,  Parkinson ou outras doenças neurológicas;

Pessoas com lesões cerebrais por Traumatismo CranioEncefálico;

Pessoas com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade);

Pessoas toxicodependentes;

Pessoas expostas a químicos e produtos tóxicos;

Pessoas vitimas de AVC (acidente vascular cerebral: embolia, trombose,…);

Pessoas com Paralisia Cerebral;

Pessoas com Hidrocefalia

Pessoas com Transtorno de Humor (Depressão)

Sheila Rosskamp

Especialista em TDAH e Avaliação Cognitiva de pessoas com Deficiência Intelectual.

Email: srosskamp@yahoo.com.br


Comments
16 Responses to “O que é Déficit Cognitivo?”
  1. mariajose alves disse:

    ola boa noite dra sheila eu tenho um filho com atraso no desenvolvimento e defic cognitivo ele tem nove anos e entrou num extrenato de ensino especial em janeiro deste ano eu gostava de saber se e possivel o meu lucas aprender a ler e escrever pois ele de coisas que gosta como a musica fixa bem embora ele tenha dificuldade na fala gostaria imenso que a dra me pudesse esclarecer sem mais me despeco uma boa noite e muito obrigado

    • N disse:

      Olá Maria jose Existem vários graus de Deficiencia Intelectual… Se ele tiver um atraso leve ou moderado, ele poderá aprender a ler e escrever sim… mas em um ritmo mais lento… Vc já fez uma avaliação neuropsicologica pra saber o grau de deficit cognitivo dele?? bjs

  2. famafortt disse:

    legal, resposta correta, sem muito contornos, parabens.

  3. andre alexandre disse:

    Olá, me chamo André e tenho um filho, hoje com 12 anos de idade; até o fim do ano de 2011, tínhamos um diagnostico médico de TDAH, pois meu filho não conseguia ler, nem escrever e facilmente se distraia; porém apos uma avaliação feita por vários profissionais da área, chegou-se ao real diagnostico de déficit cognitivo. Fato e que: meu filho, ainda não ler, está no 2º ano do fundamental, e, tem muita dificuldade de autonomia para as atividades mais simples.
    Gostaria se possivel, se alguém souber de alguma escola para crianças especiais, no Municipio de Duque de Caxias ou Magé, pois ele estuda desde os 3 anos em escola convencional e não obtive nenhum resultado. Grato pela atenção.

    • SM disse:

      Olá André
      Déficit Cognitivo é muito amplo, o profissional que realizou a avaliação explicou quais as funções cognitivas estao alteradas?
      Vc sabe se ele foi enquadrado como Deficiente Intelectual, se foi enquadrado, possui uma Deficiencia Intelectual Leve, Moderada ou Severa? Caso afirmativo, se ele possui uma Deficiencia Intelectual Leve recomendo que ele fique numa escola normal e cobre para que os profissionais que o atendam na escola se esforcem para ajudá-lo em seu desempenho escolar.
      Um abraço,
      Sheila R.

  4. angela disse:

    fiz um teste e a médica disse que tenho defcit cognitivo leve, mas não me disse se tem algum tratamento, se isso é serio,ou se tem algum medicamento que possa melhorar isso ou se vai piorar ao longo dos anos.gostaria de saber mais sobre o assunto
    obrigado
    angela

    • Vera Moreira disse:

      meu filho tem hoje 20 anos,aos 5 anos foi dedectado que tinha de deficit cognitivo e nao me esplicou o qui e isso…me esplique ,tem cura tem tratamento;aguardo resposta boa tarde…

      • SM disse:

        Ola Vera!!! Qdo a pessoa possui um grande déficit cognitivo em todas as funções cognitivas, dizemos q ela possui uma Deficiencia Intelectual. Vc sabe me dizer se o medico falou que ele possui uma Deficiencia Intelectual?? E se ela é leve, moderada ou severa?? Preciso de mais informações pra poder te ajudar… Um grande abraço, Sheila

    • N disse:

      Ola Angela. Um neurologista ou um psiquiatra poderao te ajudar melhor. Vc precisa saber entao onde estão tuas maiores dificiculdades… se é na memória, concentraçao, raciocionio, orientação espacial…. se for na concentraçãopor exemplo , existem medicamentos que melhoram a concentraçao…. mas é o médico q estudará seu caso e verá se será bom intervir com uma medicação ou não… bjss

  5. Debora disse:

    Boa tarde,
    Estou gostando muito de seu site. Como mãe de um tdah recém diagnosticado, também tenHo muitas dúvidas. Estou lendo muito a respeito e vou ad seu site em meus estudos tb. Gostaria de saber sua opinião sobre avaliação neuropsicológica. Qual seria a real vantagem desse “procedimento” para um tdah? Obrigada desde ja.

    • SM disse:

      Boa noite Debora!! Acredito q a vantagem principal é verificar se ele possui um Déficit de Atenção ( o q é muito provável) e o grau do déficit de atenção (leve, moderado…). Uma avaliação neuropsicológica é útil para todas as pessoas (independente de ter TDAH) pois com ela podemos examinar todas as nossas funções cognitivas (memória, raciocínio, atenção concentrada, orientação espacial, percepção visual…) e verificar quais são nossas potencialidades e onde estão as nossas dificuldades. Qualquer duvida me pergunte. um grande abraço. Sheila

  6. tenho um filho com 24 anos, quando ele tinha a18 anos descobri que ele tinha défcit de atenção,e défcet cognitivo e intelectual, foi esses nomes que o medico psiquiatra do sus falou, mas não fez nenhum exame para diagnosticar ele passou um medicamento chamado organo neuro celebral qual o exame que preciso fazer para ter certeza se meu filho tem mesmo esses problemas por favor me ajude,e me responda.

    • SM disse:

      Oi querida!! Pra vc saber com mais detalhes seria bom vc procurar um neuropsicologo e pedir pra ele fazer uma avaliação neuropsicologica. me passe seu email q conversamos melhor. um abraço

  7. Tatiana disse:

    Sheila, gostei muito do seu blog, mas ainda me pegunto: Deficiência Intelectual e Déficit Cognitivo são ou não sinônimos?
    Um abraço,
    Tatiana

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] que é Avaliação Cognitiva?O que é Déficit Cognitivo?O que são […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 28 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: