O que é Avaliação Cognitiva?

Para falar de Avaliação Cognitiva é necessário primeiro saber o que é cognição.

Cognição é a habilidade de sentir, pensar, recordar…   Está relacionada a inteligência e nossas funções mentais como memória, atenção, noção de tempo, espaço, cálculo, escrita, leitura, praxias motoras e ideatórias, linguagem, raciocínio abstrato, percepção, visuo-construção e funções executivas.

O conceito mais utilizado para definir inteligência é o de que ela é nossa habilidade para lidar com a complexidade e habilidade para usar a informação obtida pelos procedimentos de transformação simultâneos e sucessivos.

O psicólogo antes de se tornar um especialista em avaliação cognitiva, deve ter um amplo conhecimento sobre essas funções cognitivas e sobre as patologias onde essas funções ficam comprometidas, como doenças neurológicas e Traumatismo Crânio-Encefálico.

Quando a inteligência é afetada, o indivíduo é classificado como Deficiente Intelectual ou pessoa com Déficit Cognitivo, de acordo com a causa e suas conseqüências. Atualmente tem se dado muito importância às condutas adaptativas na hora de se enquadrar uma pessoa com Deficiência Intelectual, além de outros critérios.

Os recursos utilizados na avaliação cognitiva são: anamnese, testes, exame de neuroimagem, questionário escolar e exame clínico. Uma boa avaliação deve ser de maneira quantitativa e qualitativa, pois o psicólogo não é um mero aplicador de testes, ele deve nessa área acima de tudo, dominar esses testes e saber obter todos os aspectos subjetivos durante a aplicação e saber interpretar esses dados obtidos pelo teste.

Vários fatores devem ser observados na avaliação: idade, nível de escolaridade, motivação, interesse, comportamentos, aspectos sociais, estrutura familiar, aspectos emocionais, ansiedade, surdez, problemas visuais, timidez, limitação motora, dificuldades na verbalização…

A maioria dos casos necessitam também de uma avaliação de um psiquiatra, ou ainda um neurologista. A avaliação deve ser realizada de forma individual, pois como já foi dito anteriormente, deve-se observar atentamente o comportamento da pessoa avaliada e muitas vezes a ausência de resposta não significa que a pessoa não saiba a resposta.

Vários testes são utilizados. Na avaliação da inteligência os mais utilizados são os da Escala Wechsler, sendo testes complexos, necessitando grande domínio acerca destes testes.

Sheila Rosskamp

Psicóloga.

Especialista em avaliação cognitiva de pessoas com Deficiência Intelectual.

Trabalha com avaliação cognitiva e seu posterior encaminhamento ao mercado de trabalho.

Email: srosskamp@yahoo.com.br

Comments
3 Responses to “O que é Avaliação Cognitiva?”
  1. eu quando crianca tihna defici de atencao mas tinha notas boas na escola mas eu ficava com a cabeca na lua sou uma pessoa muito arteira e nao paro quieta ,eu tenho facilidade de aprender linguagens diferentes e gosto muito de jogos dificeis e pessoas dificieis.eu sou zero ou oitenta como minha mae dizia,so faltava por fogo na casa. eu nasci prematura de 6 meses e gemea a outa faleceu quando nasceu e pesando 1150grm.tive dificuldade de falar e ouvir e aos cinco anos operei dos olhos com estrabismo tive que lhe dar depois da operacao com muito jogos e palavras e numeros como sei que tenho dda

  2. SM disse:

    Ola Magali
    Desculpa a demora em responder à sua mensagem.
    O ideal é que vc procure um neuropsicologo na sua cidade para que ele faça uma bateria de testes neuropsicologicos e descubra se vc tem DDA ou TDAH, e caso tenha, qual o grau de défici de atenção e qual o grau de hiperatividade.
    Um abraço,
    Sheila R.

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. [...] InícioMeus artigosO que é Avaliação Cognitiva?O que é Déficit Cognitivo?O que são Alterações Comportamentais? [...]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 25 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: